"Se a política eleitoral e a ação dos mandatários são as principais ferramentas de promoção do bem comum numa sociedade democrática, não dá para dizer que o Cristão que assume verdadeiramente a sua fé pode deixar de lado a política, uma vez que esta também é um importante instrumento de instauração da justiça social. "

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sobre o SAS

RPC mostrou ontem na 1ª edição do Paraná TV o que este blog já tinha anunciado. O Sistema de Atendimento ao Servidor (SAS) está com enormes filas.
Na matéria, vários servidores da UEM criticaram o atendimento e a demora para se conseguir uma consulta.
O Hospital Santa Rita admitiu que isto ocorreu devido à vinda de 20.000 antigos usuários da Capsema par o sistema, porém garantiu que em 3 semanas o problema estará solucionado!

Ficaremos de olho!

Mudança

A reunião do Conselho Municipal de Saúde, na próxima terça feira, será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, à partir das 18h30min.

Lembrando que todo cidadão tem direito de participar desta reunião, inclusive com direito a voz!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Abafa o caso...

"Olha, por motivos óbvios tenho q me valer do anonimato: trabalho na redação da RPC e ontem a prefeitura e a ACIM procuraram a direção da Emissora para tentar abafar o escandaloso caso do Santa Felicidade. Para decepção deles, a direção havia dito que a Globo nacional (RJ) já havia escalado um jornalista de renome para fazer a matéria e que pouco poderia ser feito para abafar o caso (mas isso está sendo tentado...). Escrevo para este blog em nome de uma ética jornalística inexistente na imprensa maringaense. Respeito os princípios da ética que jurei quando me formei no curso de jornalismo (não nesses oferecidos por escolas de quinta categoria aqui em Maringá de suposto ensino "superior"). Mas voltando ao caso do desfavelamento ilusório, é grande a apreensão da tropa que resguarda o poder da família Barros. Se o caso for explorado a fundo, o Ministério Público poderá afastar não somente o mandatário da cidade, mas punir o empresariado que lhe dá guarida".
Este comentário está nos pitacos da nota TENTANDO ENTENDER , do blog do Rigon

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pauta - Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Expediente Interno:
1. Informes Gerais: 1.1 PAC – Pronto Atendimento à Criança Zona Norte; 1.2 Relatório da 7ª Conferência Municipal de Saúde; 1.3 I Seminário sobre Orçamento Público e Controle Social; 1.4 Febre Amarela e Dengue;
2. Aprovação da Ata de 11/12/2007.
Ordem do Dia:
1. Plano de Ação Vigilância Sanitária 2008;
2. Prestação de Contas 4º trimestre 2007;
3. Relatório de Gestão 2007;
4. Comissões;
5. Assuntos Gerais.

A Reunião Ordinária será realizada no dia 19/02/2008, das 18:30 às 22:00 horas, no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde, sito a Av. XV de Novembro, 701 – Zona 01 – Maringá/PR.

Divulgando... CONVITE!!!

A Escola da Cidadania de Maringá está promovendo o I Seminário sobre Orçamento Público e Controle Social

Dia: 20/02/2008 – 4ª feira
Horário: 19:30 horas
Local: Plenarinho da Câmara dos Vereadores de Maringá


PALESTRANTES

Drª. ELZA KIMIE SANGALLI
Promotora de Justiça
HUMBERTO HENRIQUE
Vereador


O convite é extensivo a todos os conselheiros das diversas políticas públicas (saúde, assistência social, criança e adolescente, idoso, pessoa portadora deficiência, etc.) assim como entidades, estudantes, e interessados em construir uma nova realidade sobre o controle social nos gastos públicos.

De volta à ativa!!!

Olá pessoal... desculpem a demora em voltar a postar aqui...
Muita correria no final do ano, muitas tarefas...
Mas voltamos à ativa.
Muito trabalho para 2008! Muito mesmo!
Grande abraço, em fraternura.

Vão (vamos) esperar o que?

Acredito que a imprensa maringaense vai esperar ocorrer mortes nas filas de atendimento do SAS/SAMA(Edifício Aspen Park - 17ª andar) para noticiar os absurdos que lá estão ocorrendo!
Desde janeiro há filas enormes e uma demoraconsiderável para agendamento de consultasespecializadas e atendimento nos consultórios. Isso porque os Consultórios que funcionam no Centro Médico do 17º andar do Aspen Park Trade Center passaram a atender, além dos cerca de 40.000 beneficiários do SAS na Região (funcionários do Governo do Estado), tambémos cerca de 20.000 usuários da antiga Capsema(funcionários da Prefeitura de Maringá).
Para marcar consulta com um Clínico Geral a demora chega a mais de 20 dias, sendo que nos postos de saúde do município esta demora é de cerca de 1 semana (o que já é muito). Já para endocrinologista, a paciência tem que ser ainda maior - são cerca de 7 meses de espera.
Isto poderá ocasionar um inchaço do SUS (postos desaúde), visto que alguns funcionários - principalmente da prefeitura - estão dispostos a procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que já não conseguem atender a demanda de usuários que possui.
Isso é preocupante, minha gente. Sem contar que não sabemos ao certo a origem da verba destinada ao pagamento destes "planos de saúde" dos funcionários públicos do estado e do município. Sabemos que édinheiro público (de todos), sendo aplicado para atendimento de uma população específica. Se o Sus funcionasse como deveria, talvez não precisasse deplano de saúde para estes servidores. Quando a Capsema ainda existia parte deste valor era descontado do salário do servidor.
E agora? Quem paga a conta? Várias perguntas, poucas respostas.
Quem pode fazer algo, por favor faça!
Luiz Fernando Rodrigues
Pastoral da Juventude / Conselho Municipal de Saúde de Maringá