"Se a política eleitoral e a ação dos mandatários são as principais ferramentas de promoção do bem comum numa sociedade democrática, não dá para dizer que o Cristão que assume verdadeiramente a sua fé pode deixar de lado a política, uma vez que esta também é um importante instrumento de instauração da justiça social. "

terça-feira, 23 de outubro de 2007

JOVENS DISCIPULOS MISSIONÁRIOS DO SENHOR

Como sendo a grande maioria da população brasileira,os Jovens representam um potencial enorme para opresente e para o futuro de nossa nação, seguindo ospassos do Mestre como discípulos e missionários doSenhor Jesus. No documento de Aparecida, encontramosalguns traços fundamentais da identidade do jovemhoje, cuja personalidade se caracteriza pela doação,generosidade e serviço aos mais necessitados. “Osjovens são sensíveis a descobrir sua vocação a seramigos e discípulos de Cristo. São chamados a ser“sentinelas da manhã”, comprometendo- se na renovaçãodo mundo à luz do Plano de Deus. Não temem osacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim umavida sem sentido. Por sua generosidade, são chamados aservir a seus irmãos, especialmente os maisnecessitados. Têm capacidade para se opor às falsasilusões de felicidade e aos paraísos enganosos dasdrogas, do prazer, do álcool e de todas as formas deviolência. Como discípulos missionários, as novasgerações são chamadas a transmitir a seus irmãojovens, sem distinção alguma, a corrente da vida queprocede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade,construindo a Igreja e a sociedade”(Doc Aparecidan.443).O terceiro milênio pertence aos jovens, expressão deBento XVI, cujo convite deixou os jovens no Pacaembu,em maio deste ano, vibrantes e cheios de motivação aseguir os caminhos do seguimento de Jesus. Por isso,celebrando o Dia Nacional da Juventude, no próximodomingo, os jovens e as jovens de nossas dioceses sereunirão nas paróquias e regiões nas regiõespastorais, em concentrações diocesanas, enfim, dasmais variadas formas para atar laços de fé e decompromisso na defesa da ecologia, da terra, do ar, daágua, refazendo o chamado a serem “cuidadores” dacriação,dom de Deus para os homens e mulheres. Nabusca de concretizar o grande amor e generosidadepalpitante no coração de cada jovem, se refaz ocompromisso de co-responsabilidade na defesa da vida eda vida da natureza.Na expectativa de despertar o sentido de união eparticipação de todos os jovens, o Dia Nacional daJuventude é uma ocasião ímpar para impulsionar essameta tão necessária nos dias de hoje. Ninguém faz nadasozinho, somo seres criados em comunidade e para acomunidade. Por isso, penso que uma das metas maisdesafiadoras da evangelização da juventude está nainclusão de todos jovens como protagonistas do novo,que deve nascer neste mundo em decadência. Ninguémsabe quando, mas só nascerá se for gestado na comunhãoe na unidade de todos, no seguimento de Jesus, comodiscípulos missionários à luz dos Evangelhos. Dói ocoração de qualquer um de nós ao ver “que inúmerosjovens de nosso continente passam por situações que osafetam significativamente: as seqüelas da pobreza, daexclusão, da forte carga de alienação, vitimas dasnovas propostas religiosas e pseudo-religiosas, dacrise familiar produzindo carências afetivas econflitos emocionais”(Doc Aparecida n. 444). Por isso,o caminho que levará todos, à dignidade de filhos efilhas de Deus está no “encontro pessoal com JesusCristo vivo e seu seguimento na Igreja, à luz do Planode Deus, que lhes garanta a realização plena de suadignidade de ser humano, que os estimule a formar suapersonalidade e lhes proponha uma opçãovocacional.. .”(Doc. Aparecida n.446b). Desejo que todos vocês, jovens, cresçam e amadureçamna fé, mergulhem cada vez mais no conhecimento deJesus, na leitura orante dos evangelhos, naaproximação e descoberta da “beleza da Eucaristiadominical” que os leve a encontrar nela “Cristo e omistério fascinante da Igreja”. Como rezou o Papa emAparecida: “Fica conosco Senhor, acompanhai nossascrianças e nossos jovens que são a esperança e ariqueza de nosso Continente; protegei-os de tantasinsídias que atentam contra a sua inocência e contrasuas legítimas esperanças.

Dom Anuar Battisti – Arcebispo de Maringá/Bisporeferencial da juventude Regional Sul II

Nenhum comentário: