"Se a política eleitoral e a ação dos mandatários são as principais ferramentas de promoção do bem comum numa sociedade democrática, não dá para dizer que o Cristão que assume verdadeiramente a sua fé pode deixar de lado a política, uma vez que esta também é um importante instrumento de instauração da justiça social. "

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dia Nacional da Juventude 2007

É missão de todos nós...
Desde 1985, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) convoca toda a juventude a assumir sua missão. Este ano, o tema é Juventude e Meio Ambiente. E o lema: “É missão de todos nós. Deus chama: quero ouvir a sua voz”.
São 22 anos de existência do DNJ. Tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil. Nossa missão nesses anos tem sido: promover o protagonismo juvenil, defender vida digna para jovens, reivindicar os direitos da juventude, olhar para o jovem como sujeito de direitos e realidade teológica - lugar de manifestação divina.
Acreditamos no Deus da Vida e na Vida como um todo. Queremos anunciar a boa nova aos jovens e denunciar as causas de morte da juventude e do meio ambiente. Sabemos em quem colocamos nossa esperança (1 Tm 4, 10), e sabemos quem e o que destrói nossa aliança. Assim o DNJ é momento de anúncio e denúncia, tempo de plantar e de colher, tempo de sonhar e de viver, tempo de sorrir e fazer acontecer.
Fazer acontecer está nas mãos de cada um e cada uma que assume para si a missão de co-criador do meio ambiente e da juventude.

Deus Chama...
O DNJ 2007 dá continuidade para as reflexões e ações que foram feitas durante o ano na Campanha da Fraternidade, Semana da Cidadania e Semana do Estudante, organizada pela PJB, todas trazendo os desafios das questões ambientais.
O projeto do Pai sempre foi o cuidado com a criação e o cuidado com a casa e com o bem comum. Porém, hoje, o modo de vida consumista e predatório não tem esse cuidado e a conseqüência disso são os grandes estragos e tragédias na civilização e no meio ambiente. Se não atendermos ao chamado de mudanças para um modelo de civilização em que predomine a sustentabilidade ambiental, social e a justiça econômica, deixaremos para nossos filhos um planeta destruído e a fé na vida desiludida.
Deus nos chama à missão de co-criador. Não podemos deixar a vida da juventude e do meio ambiente escorregar pelos nossos dedos. Deus pergunta: “Onde está o teu irmão”? Onde está a minha criação? A resposta podemos dar nesse Dia Nacional da Juventude, promovendo a vida da juventude e do meio ambiente.

Quero Ouvir a sua Voz...
O DNJ é mais um dia de entoarmos nossa voz. Vamos fazer ecoar a vida dos 47 milhões de jovens brasileiros. Mostrar nossos rostos, sonhos, luta, garra e ousadia.
Celebremos a vida da juventude e a vida do planeta. Sintonizemos nossa canção ao canto dos pássaros, à brisa do vento, ao cheiro da terra molhada, ao perfume das flores, à leveza do ar e à correnteza dos rios.
Que no DNJ a voz da juventude seja a voz do Cerrado, dos Pampas, da mata atlântica, do Pantanal, da Caatinga, da Amazônia e de todas as formas de vida. Vamos dizer: “é missão de todos nós. Deus chama; quero ouvir sua voz”.


Silvano S. da Silva
Secretário Nacional
Pastorais da Juventude do Brasil - PJB

Nenhum comentário: