"Se a política eleitoral e a ação dos mandatários são as principais ferramentas de promoção do bem comum numa sociedade democrática, não dá para dizer que o Cristão que assume verdadeiramente a sua fé pode deixar de lado a política, uma vez que esta também é um importante instrumento de instauração da justiça social. "

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Documento de Aparecida ainda gera polêmicas

Enquanto o texto com as conclusões da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, reunida em Aparecida do Norte entre os dias 13 e 31 de maio, chega às bancas, não cessam de vir à tona informações que polemizam em relação ao que seria o texto oficial da Conferência.
O centro das polêmicas é um texto sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que consta da terceira redação aprovada, mas que, segundo alguns, por um erro de digitação, sumiu da quarta redação. E a partir de então não mais entrou. Segundo versão procedente do Vaticano, a omissão se deve aos consultores jurídicos do Vaticano. No entanto, esta versão é contestada por D. Demétrio Valentini, bispo de Jales, SP, e um dos participantes da Conferência. Ele estranha tal explicação dizendo que “nenhum texto foi rejeitado antes. O que ocorreu foi a omissão, na quarta redação (versão final), do artigo sobre as CEBs que constava da terceira redação e desapareceu da noite para o dia, alegadamente por um erro de digitação no computador”, disse.
Em outro momento já nos debruçamos longamente na análise do significado da adulteração do texto final de Aparecida. Este episódio é mais uma demonstração de que se está mexendo numa ferida que não consegue curar e que manifesta a falta de autonomia por parte da Igreja da América Latina.

Nenhum comentário: